SUPRILOJA CARTUCHOS DE QUALIDADE

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BACKUP EM FITA MAGNÉTICA

capa

A fita LTO ainda continua sendo uma das principais opções para armazenar dados digitais devido à sua grande capacidade de armazenamento, custo-benefício e confiabilidade. As fitas possuem armazenamento a longo prazo, podendo armazenar muitos TB em uma só fita, sendo que nenhuma outra mídia possui esse histórico. Grandes empresas e organizações desde governos, bancos e até mesmo empresas de tecnologia dependem das fitas LTO para o arquivamento de longo prazo.

Vantagens do backup em fita


Capacidade:
Os dispositivos de fita podem fornecer grande capacidade de armazenamento, que é constantemente aumentada para atender as crescentes demandas de dados.


Custo: Comparados aos backups em disco ou na nuvem, os backups em fita são altamente acessíveis quando se trata de custo por gigabyte. Além disso, as unidades de fita podem ser usadas como armazenamento de dados off-line, o que reduz os custos em termos de suporte e manutenção.

 

Quando se trata de grandes quantidades de dados, o backup em fita é considerado a maneira mais econômica de armazená-los. O custo total esperado em dez anos para uma solução de armazenamento de dados LTO-8 é 86% menor do que o de uma solução em disco e 66% menor do um armazenamento em nuvem

 

Escalabilidade: Você pode dimensionar facilmente a infraestrutura de backup em fita comprando novas unidades de fita e adicionando-as à biblioteca de fitas.


Longevidade: A longevidade das fitas é a principal razão pela qual os backups em fita ainda são amplamente utilizados por grandes empresas. Se mantidas adequadamente, as unidades de fita podem armazenar os dados por 30 anos ou mais.

 

Eficiência: Dispositivos de armazenamento em disco ou nuvem são normalmente usados para armazenar dados que precisam ser acessados com frequência e rapidez.

Portanto, esses dispositivos precisam operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para realizar backups de dados regulares e garantir uma recuperação bem-sucedida, se necessário.

 

Devido a isso, o armazenamento em disco é considerado uma das principais fontes de consumo de energia nos data centers modernos.

 

Por outro lado, o armazenamento de backup em fita é usado principalmente para arquivamento de dados devido à sua capacidade de armazenar dados offline.

As unidades de fita operam apenas quando os dados estão sendo lidos ou gravados nelas.

 

Assim, as unidades de fita funcionam conforme a necessidade, o que significa que consomem menos energia e geram menos calor do que os dispositivos de armazenamento em disco.

 

Portabilidade: Depois de gravar dados na Fita Backup, você pode simplesmente pegá-los e transportar essas unidades de backup em fita para um local externo.

Já no modelo em nuvem ou disco, você terá que transferir grandes quantidades de dados pela rede para um novo local de backup.

 

Essas operações são demoradas e podem interromper as principais operações de produção.

 

Segurança: O que torna o backup em fita uma opção lucrativa para muitas organizações é que ele pode proteger os dados contra qualquer tipo de malware, principalmente o sequestro de dados “ransomware”. Os backups em fita são armazenados off-line, o que significa que o dispositivo de armazenamento em fita é desconectado do sistema assim que a operação de backup é concluída.

Desvantagens do backup em fita

 

Preço: Inicialmente o preço pode parecer caro, mas a longo prazo é um dos melhores custo-benefício.

 

Hardware: A fita exige que você use uma unidade de backup.

 

Acesso aos dados: Não é possível acessar os dados de forma aleatória, tem apenas o acesso sequencial disponível.

 

Cuidado no armazenamento: Os cartuchos de fita são sensíveis a campos magnéticos ao contrário das unidades de disco rígido.

 

Restauração de dados: Restaurar dados em fita pode levar bastante tempo.

Gostou dessas dicas? Encontre as melhores opções de fita LTO aqui na Supriloja

Esta gostando deste conteúdo? Compartilhe.