SUPRILOJA CARTUCHOS DE QUALIDADE

MITOS SOBRE A FITA LTO OU BACKUP

capa

A fita está em desuso

 

O backup em fita não está realmente acabando, apenas não é comercializado adequadamente. Infelizmente, alguns proprietários de empresas, administradores de TI e especialistas do setor não entendem totalmente todos os benefícios que acompanham o uso da fita.

 

A principal razão para isso é a falta de compreensão de como o backup em fita magnética realmente funciona e como ele pode aprimorar sua infraestrutura de proteção de dados.

 

Muitas vezes os clientes simplesmente carecem de informações sobre os recursos e capacidades das fitas mais recentes.

 

Devido às falsas alegações de que a fita está morta e desatualizada, a maioria dos clientes ainda acredita que o futuro do armazenamento de dados não está na fita magnética.

 

Na verdade, isso não é verdade, pois cerca de 80% das empresas modernas incluem fita em sua infraestrutura de backup.

 

Além disso, o interesse na tecnologia de backup em fita aumentou muito nos últimos anos.

 

Como resultado, os fornecedores de sistemas de backup em fita estão mais determinados do que nunca a aumentar os recursos de armazenamento em fita para atender às crescentes demandas de negócios.

 

Um dos últimos desenvolvimentos da fita é o uso de particionamento, com esta funcionalidade, você pode dividir a fita em duas partições.

 

Uma dessas partições pode conter o índice da fita, enquanto a outra pode ser usada para armazenar backups.

 

Dessa forma, você pode reduzir a complexidade do gerenciamento da fita backup.

 

A fita pode ser substituída por outra mídia de armazenamento

 

Apesar dos muitos benefícios que o armazenamento em disco ou nuvem pode oferecer, eles não conseguiram substituir totalmente a fita como meio de backup.

 

A principal razão para isso é que a fita magnética possui alguns recursos exclusivos que a destacam:

 

Alta capacidade e longevidade:  perfeito para a retenção a longo prazo de arquivos grandes

 

Portabilidade e tamanho compacto: adequado para transportar dados de um sistema para outro

 

Armazenamento: compatível para setores altamente regulamentados em que a integridade e a segurança dos dados são essenciais

 

Segurança de dados (ransomware) – como seu meio de armazenamento é off-line, onde não está conectado a nenhuma rede que possa estar exposta a ataques de malware ou ransomware

 

Eficiência: em termos de consumo de energia e produção de calor – permite uma redução significativa dos custos de energia

 

A fita não é um meio de armazenamento de backup eficaz

 

A fita não pode ser considerada a mídia de backup definitiva, mas ainda é a melhor opção quando se trata de garantir a retenção de dados a longo prazo e criar armazenamento externo.

 

A regra de backup 3-2-1

 

É uma estratégia popular de proteção de dados que pode garantir a segurança de seus dados em quase todas as circunstâncias.

 

Essa regra funciona da seguinte forma: tenha três cópias dos dados, armazene-os em dois tipos de mídia e mantenha uma delas fora do local.

 

Você pode melhorar essa estratégia de backup simplesmente enviando seus backups para fita.

 

Dessa forma, você terá uma cópia offline, aumentando a resiliência contra ataques cibernéticos e adicionando mais uma camada de proteção de dados.

 

Os recursos off-line da fita a tornam um meio de armazenamento indispensável na era das ameaças avançadas de segurança cibernética.

 

Manter seus dados em fita permite que você crie armazenamento à prova de ataques cibernéticos por uma fração do preço que você gastaria com segurança de dados.

 

Como resultado, você pode não apenas proteger as cópias mais críticas de seus dados, mas também protegê-los de invasores internos ou externos.

 

Gostou dessas dicas? Encontre as melhores opções de fita LTO aqui na Supriloja

Esta gostando deste conteúdo? Compartilhe.