É provável que você já tenha ouvido os termos “tanque de tinta” e “cartucho de tinta” em relação às impressoras. Você pode ter assumido que eles eram nomes diferentes para a mesma coisa, mas você sabia que eles realmente são muito diferentes um do outro?
Quando se trata de impressoras a jato de tinta, você geralmente tem a escolha entre escolher uma impressora com um tanque de tinta ou uma impressora com um cartucho de tinta. Neste blog, vamos dar uma olhada nas diferenças entre tanques de tinta e cartuchos de tinta, bem como os prós e contras de cada um.
Quais são as características de um tanque de tinta?
Tanques de tinta não têm cabeça de impressão embutido. Estas variedades utilizam tanques de cores individuais, além de um tanque de tinta preto. A tinta dentro desses tanques pode ser reabastecida a partir de uma garrafa de tinta, e é fornecida diretamente à impressora através de um sistema de tinta integrado. Impressoras com tanques de tinta tendem a ser referidas como “impressoras contínuas de tanques de tinta”.
Quais são as características de um cartucho de tinta?
Cartuchos de tinta são recipientes de tinta com uma cabeça de impressão embutida. Estes cartuchos são pequenas caixas de tinta líquida. Algumas impressoras requerem um único cartucho com tinta preta, magenta, amarela e ciano, enquanto outras precisam de cartuchos separados. Uma vez que um cartucho fique sem tinta, ele pode ser substituído ou reabastecido.
Prós e contras do tanque de tinta
Com o tempo, o uso de tanques de tinta para impressão geralmente equivale a custos de impressão mais baratos do que o uso de cartuchos de tinta. No entanto, pode levar um pouco de tempo para que essa economia seja realizada, já que o custo de uma impressora com um tanque de tinta tende a ser mais caro do que uma impressora com um cartucho de tinta. Para quem tem um pouco de dinheiro de sobra, investir em uma impressora com tanques de tinta pode acabar custando menos para imprimir a longo prazo. Reabastecer tanques de tinta pode ser um pouco complicado para pegar o jeito no início, mas com alguma prática, você deve ser capaz de pegar o jeito. Um ponto positivo das impressoras de tanques de tinta é que a tinta é entregue ao cabeçote através de um tubo que é hermético, o que significa que é mais difícil para a tinta secar quando não está em uso. No entanto, ainda é possível que as cabeças de impressão sequem.
Prós e contras do cartucho de tinta
As impressoras de cartuchos de tinta geralmente são impressoras mais baratas de comprar. Embora custam menos inicialmente, os custos de impressão das impressoras de cartuchos de tinta tendem a ser mais caras do tanque de tinta. A substituição de cartuchos de impressora também pode ser cara, no entanto, o processo de substituição é bastante simples para a maioria das máquinas. Há também a opção econômica de reabastecimento, utilizando um cartucho com mais tinta. Uma desvantagem das impressoras de cartuchos de tinta é que a tinta pode secar quando não está em uso. Isso pode ser frustrante para quem não imprime com muita frequência. É melhor garantir que ocorra uma impressão regular, para diminuir as chances de secar tinta.
Como saberei a diferença na hora de comprar?
Se uma impressora usa um tanque de tinta ou um cartucho de tinta geralmente será exibido na máquina. Se você não tem certeza de que tipo de tinta sua impressora requer, pesquisar a marca e o modelo da máquina você conseguirá obter o modelo correto.
Conclusão final
A verdade é que é difícil deduzir qual deles é o vencedor geral, já que cada tipo de impressora vem com seus próprios prós e contras. O que vai funcionar melhor para você dependerá de uma série de variáveis, incluindo os requisitos que você deseja para sua impressora, o dinheiro que você deseja gastar e o nível de esforço que você deseja ter para a substituição de tinta.